Concurso PMPR 2020 – Inscrições

Certame da Polícia Militar do Estado do Paraná está com vagas abertas para os cargos de Soldado de 2° Classe Policial Militar e Soldado de 2° Classe Bombeiro Militar.

Foi divulgado recentemente pela Política Militar do Estado do Paraná (PMPR) um novo documento com diversas retificações referente ao concurso público para a corporação que havia sido aberto no início do ano com uma oferta total de 2.400 vagas para a função de soldado, mas acabou sendo suspenso.

A principal novidade do certame é reabertura do período de inscrições. Agora, os candidatos que quiserem aproveitar alguma das vagas oferecidas poderão se inscrever até o dia 2 de novembro. Entretanto, há várias outras observações importantes que foram feitas visando adequar o concurso ao previsto pela lei e evitar alguns exageros. Esse último ponto, foi uma das principais causas que vinha a atrapalhando o prosseguindo do cronograma inicial previsto.

A seguir, confira algumas das principais alterações e disposições dadas pelo edital de retificação:

Suspeitas de inconstitucionalidades

Um dos principais motivos para a suspensão e para a retificação de uma série de pontos do edital original foi um alerta dado em abril pelo Ministério Público do Estado do Paraná de que poderia haver uma possível inconstitucionalidade nas exigências apontadas no edital de abertura do concurso.

Dentre elas, a desclassificação de candidatos que usassem óculos, lentes de contato, que tivesse tatuagens ou, ainda, deformidades na orelha devido ao uso de alargadores.

Além disso, não foram disponibilizadas vagas para candidatos que se enquadrassem como portadores de deficiência no edital inicial.

Pontos incluídos no regulamento do certame

  • No momento de realizar a avaliação clínica prevista pelo ESAFI, o candidato, ao passar pelo exame de vista, não deverá fazer uso de qualquer acessório auxiliar para a correção da visão, de maneira que a banca possa analisar, cuidadosamente, o seu nível de acuidade visual sem correção e verificar se está dentro do previsto.
  • O que candidato que possuir tatuagens, desde que não sejam ofensivas, podem ser considerados aptos para a participação no concurso — a tatuagem também não pode representar riscos à segurança conforme discriminado no subitem 2.21 do edital (Anexo VI).
  • O candidato poderá passar por cirurgia de lobuloplastia para a reconstrução do lóbulo da orelha. Esse ponto é válido tanto para os inscritos que fizeram uso de alargadores quanto de acessórios semelhantes. Porém, a observação mais importante é que, no dia da avaliação clínica, a área reconstruída precisa estar cicatrizada.
  • Também será permitida a realização de cirurgia refrativa, desde que a situação do candidato atenda ao que está disposto no Anexo VI subitem 2.3.

Detalhes sobre o concurso público da PMPR

De acordo com as informações divulgadas por meio do edital 01/2020, são 2.400 vagas sendo oferecidas para o posto de Soldado de 2° Classe Policial Militar e, também, para Soldado de 2° Classe Bombeiro Militar.

A organização técnica e administrativa desse concurso público está a cargo do NC/UFPR – Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná.

A distribuição das vagas foi feita, inicialmente, da seguinte maneira: 400 chances para Bombeiro Militar e 2 mil vagas para Soldado da PM. Vale destacar que ainda há vagas para candidatos afrodescendentes.

Para ambos os postos é necessário que o candidato tenha formação completa no Ensino Médio. Em relação aos salários oferecidos, o edital informa que os valores oscilam entre R$1.933,63 e R$4.263,67.

Os interessados em concorrer precisam ter, no máximo, 30 anos até a data da inscrição.

Os candidatos inscritos que conseguirem a aprovação serão convocados e loteados em várias cidades do estado, dentre as quais estão as localidades de Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Curitiba.

Importante: os classificados para os postos de Bombeiro deverão exercer suas atividades nas cidades de Cascavel, Londrina e Curitiba.

As inscrições estão sendo recebidas por meio do seguinte endereço eletrônico: portal.nc.ufpr.br.

Para consultas ao edital na íntegra e demais informações relacionadas a esse concurso público, bem como as retificações feitas, clique aqui (portal.nc.ufpr.br/PortalNC/PublicacaoDocumento?pub=2363).

Por Denisson Soares

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *