Concurso DPDF 2020 – Inscrições, Vagas

Concurso da Defensoria Pública Do Distrito Federal abre inscrições que vão do dia 15 de setembro até 5 de outubro de 2020.

Com 60 vagas abertas, a DPDF – Defensoria Pública do Distrito Federal – liberou o Edital com as informações sobre os cargos, benefícios, salários, bem como as etapas das provas. As vagas são para Analistas de Apoio à Assistência Judiciária, com especialidades em Engenharia Civil, Psicologia, Arquitetura, Jornalismo e outras. Confira mais detalhes a seguir.

Empregabilidade

Os concursados que forem aprovados trabalharão para a DPDF em Brasília, no Distrito Federal. Além disso, as vagas ofertadas por esse concurso são imediatas.

Vagas e Cargos

As 60 vagas imediatas disponibilizadas são para o cargo de Analista de Apoio à Assistência Judiciária. Confira as especialidades a seguir.

– Direito e Legislação: 18 vagas para ampla concorrência / 6 vagas PCD / 6 vagas para afrodescendentes

– Administração: 5 vagas para ampla concorrência / 1 vaga PCD / 2 vagas para afrodescendentes

– Arquivologia: 1 vaga para ampla concorrência

– Arquitetura: 1 vaga para ampla concorrência / 1 vaga PCD

– Jornalismo: 1 vaga para ampla concorrência

– Contabilidade: 3 vagas para ampla concorrência / 1 vaga PCD / 1 vaga para afrodescendentes

– Economia: 1 vaga para ampla concorrência

– Engenharia Civil: 1 vaga para ampla concorrência / 1 vaga PCD

– Informática – Banco de Dados: 1 vaga para ampla concorrência

– Informática – Desenvolvimento de Sistemas: 1 vaga para ampla concorrência / 1 vaga PCD

– Informática – Redes: 1 vaga para ampla concorrência / 1 vaga PCD / 1 vaga para afrodescendentes

– Psicologia: 1 vaga para ampla concorrência / 1 vaga PCD

– Serviço Social: 1 vaga para ampla concorrência / 1 vaga PCD

Pré-requisitos

Para concorrer a uma das vagas listadas anteriormente, é preciso ter nível superior de mesma área do cargo selecionado.

Como se inscrever

As inscrições podem ser feitas a partir das 10h do dia 15 de setembro até às 18h do dia 05 de outubro desse ano, 2020, no horário de Brasília. Todo o processo de inscrição será virtual, por meio do site da banca responsável pela organização do concurso.
Além disso, a taxa de inscrição é de R$ 101,87. Todavia, é possível pedir isenção total da taxa se o candidato for doador de sangue – segundo a Lei nº 4.949/2012 – ou, ainda, prestar serviço à Justiça Eleitoral do Distrito Federal, ser beneficiário de Programa Social instituído pelo Governo do Distrito Federal ou ser Comissário ou Agente de Proteção da Infância e da Juventude. Para receber isenção parcial da taxa, o candidato deve ser doador de medula óssea.

Salário e Benefícios

Inicialmente, todos os candidatos aprovados receberão um salário de R$ 5.241,22. Além disso, o profissional ainda conta com os benefícios oferecidos e uma jornada de trabalho semanal de 35 horas.

Provas

O processo do concurso da Defensoria Pública do Distrito Federal será composto por quatro etapas:

1- Prova objetiva

2- Prova discursiva

3- Prova de títulos

4- Avaliação biopsicossocial

A prova objetiva tem previsão para ocorrer no dia 8 de novembro de 2020. Essa prova é composta por 120 questões distribuídas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação, Conhecimentos sobre o Distrito Federal e Conhecimentos Específicos. Sua duração é de três horas e meia.

A prova discursiva também está prevista para o dia 8 de novembro de 2020. Por sua vez, essa prova é composta por 3 questões discursivas sobre conhecimentos específicos de cada especialidade selecionada, bem como uma dissertação a respeito de algum tema atual. Sua duração é de três horas.

A prova de títulos, por sua vez, classificará os candidatos de acordo com suas respectivas qualificações profissionais e experiência na área. Cada título – Doutorado, Mestrado, Pós-Graduação, Exercício de Atividade Profissional na Área, etc – recebe pontos de acordo com a atuação do profissional. Confira a pontuação no Edital do concurso (www.cebraspe.org.br/concursos/dpdf_20_analista).

A avaliação biopsicossocial é destinada aos candidatos portadores de deficiência. Essa avaliação considera as possíveis implicações estruturais físicas e psicológicas, bem como fatores pessoais e socioambientais.

Para mais informações, confira o Edital do Concurso DPDF (dodf.df.gov.br/index/visualizar-arquivo/?pasta=2020|07_Julho|DODF%20136%2021-07-2020|&arquivo=DODF%20136%2021-07-2020%20INTEGRA.pdf).

Por Larissa Fonseca

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *