Como serão as provas de concursos após a pandemia?

Veja como organizadoras e autoridades estão se preparando para realizar provas de concursos após a pandemia

Todo o mundo mudou seus hábitos de higiene, bem como seu jeito de cumprimentar e conviver com outras pessoas em virtude da pandemia do Covid-19, também conhecido como novo Coronavírus. Novos protocolos foram criados até mesmo para ações do dia a dia, como o aperto de mão que foi substituído pelo toque de cotovelos. Todas estas mudanças de comportamentos acabam refletindo em diversas áreas e uma delas foram os concursos públicos.

Dúvidas x Covid-19

Muitas pessoas têm se perguntando como serão as provas depois da pandemia, bem como quais protocolos estarão em vigor. Outras dúvidas que rondam são em relações aos critérios da banca, as aglomerações e como fazer um concurso sem que a vida das pessoas fique em risco.

Remarcações de provas

Do inicio da pandemia no Brasil, em março de 2020, até os dias de hoje, diversos concursos foram remarcados, em um primeiro instante para a segunda metade do ano, quando se acreditava que os casos já teriam diminuído, bem como já tivesse a liberação de uma vacina.

Já estamos bem próximos do segundo semestre e em algumas partes do País tem acontecido a flexibilização tanto do setor de comercio, quanto do isolamento social, já que o número de infectados nestes lugares vem caindo. Mas, ainda há algumas regiões do Brasil que estão passando pelo auge da pandemia.

E como ficam os concursos?

Mas, em meio a essa situação atual… Já é o momento da retomada das provas? Como se deve fazer isso. Muitas bancas organizadoras já estão se preparando com a ideia de levar aos candidatos uma boa estrutura, bem como segurança em relação à pandemia. Veja abaixo um pouco sobre o que cada uma delas irá realizar.

Fundação Vunesp

A instituição criou alguns protocolos para aplicar as provas dos seus concursos, que são a todo instante atualizado de acordo com os órgãos competentes de saúde. A Fundação Vunesp diz que quando houver a liberação para realizar as provas, serão seguidas todas as recomendações, inclusive o distanciamento entre os candidatos e o uso de máscaras.

Fundação Getúlio Vargas – FGV

Um dos critérios adotados pela FGV é que os locais de aplicação das provas sejam arejados e amplos. Também terão a disposição papel toalha descartável, como dispensadores com álcool gel 70% tanto para os colaboradores, quanto para os candidatos.

Outro protocolo a ser adotado é quanto ao ingresso aos locais de prova que só será permitido com o uso de máscaras. Para que isso seja cumprido, colaboradores da FGV estarão posicionados tanto na entrada quanto nos locais de aplicação das provas realizando a distribuição de máscaras a quem não possuir.

Os colaboradores também deverão seguir a regra de realizar a troca de máscara a cada duas horas e cartazes com orientações serão colocados em todos os locais de circulação de pessoas.

Serão realizadas marcações no chão, portas e corredores para que se consiga ter o mínimo de distanciamento tanto entre candidatos, quanto dos colaboradores. Também há a preocupação com a ventilação dos ambientes, em especial as salas onde as provas serão aplicadas.

Os ambientes serão higienizados antes da entrada e ao término e não poderão haver aglomeração de pessoas, em especial nos corredores. Já os candidatos poderão levar o seu próprio frasco de antisséptico ou álcool em gel para as mãos.

Os lanches dos candidatos não poderão mais ser tocados, apenas checados visualmente.

Consulplan

Já as provas da Consulplan serão realizadas seguindo as recomendações da OMD – Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde do Brasil, mas sempre com foco no uso de máscaras, distanciamento social, bem como a sanitização e higiene dos locais.

Instituto AOCP

Já o Instituto AOCP seguirá os protocolos de segurança informações pelos órgãos de saúde que serão informados no momento da liberação das realizações das provas.

Brasil de máscara

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *