Novo Concurso do IBAMA 2020 – Cargos, Edital e Inscrições

Seleção oferece vagas temporárias para Supervisor de Brigada Federal, Supervisor de Brigada Estadual, Chefe de Brigada, Chefe de Esquadrão e Brigadista.

Foram abertas essa semana as inscrições para o Concurso do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) 2020. O certame conta com o total de 841 vagas temporárias para a realização do combate a Incêndios florestais em 14 estados brasileiros e mais no Distrito Federal.

Entre os estados de atuação destes novos profissionais estão: Ceará, Rio de Janeiro, Tocantins, Rondônia, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Groso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Bahia, Amazonas e Acre, além do Distrito Federal.

As oportunidades ofertadas neste processo seletivo contemplam os cargos de Supervisor de Brigada Federal, Supervisor de Brigada Estadual, Chefe de Brigada, Chefe de Esquadrão e Brigadista. Os salários dos profissionais irão variar de R$ 1.045 a R$ 5.225, dependendo do cargo de atuação. Vale lembrar que os contratos temporários terão uma duração de cinco a seis meses, a depender da localidade de atuação da vaga.

Com relação aos requisitos, para o cargo de brigadista e chefe de esquadrão é preciso ser alfabetizado. Já no caso das funções de Chefe de Brigada e Supervisor de Brigada Estadual é necessário ter o ensino médio completo. Por fim, o cargo de Supervisor de Brigada Federal exige o ensino superior completo.

Além do requisito de escolaridade, também é preciso que os candidatos possuam idade entre 18 e 59 anos e tenham curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (curso administrado pelo Ibama ou ICMBio), para os cargos de Chefe de Brigada, Chefe de Esquadrão e Brigadista. Outro requisito, desta vez para os cargos de Supervisor de Brigada Estadual e Federal, é ter experiência anterior em atividades de incêndios florestais, gestão ambiental ou recuperação de áreas degradadas.

Leia também:  Concurso Rio de Janeiro (RJ) 2017 - Vagas para Médicos

Os interessados devem se inscrever conforme as indicações informadas nos editais específicos de cada local. Os editais podem ser conferidos neste link https://www.gov.br/ibama/pt-br/acesso-a-informacao/editais-e-convites/editais-de-contratacao-de-brigadas-federais-de-incendio . É importante lembrar os interessados que o prazo de inscrição varia de acordo com o cargo desejado. Para as vagas de Supervisor de Brigadas Estadual é preciso se inscrever entre os dias 23 de junho e 3 de julho de 2020. Já para o cargo de Supervisor de Brigadas Federal é preciso se inscrever entre os dias 25 e 26 de junho de 2020. Por fim, os cargos de Brigadista, Chefe de Esquadrão e Chefe de Brigada receberão as inscrições entre os dias 23 de junho e 7 de julho de 2020.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *