Concurso Agepen DF 2020 foi Autorizado

Saiu a autorização para o Concurso de Agente de Execução Penal da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal.

Com o desemprego atual esse é um bom momento par garantir a tão sonhada estabilidade. Mas não pense que é fácil, é preciso focar nos estudos e ter muita disciplina.

As 1.179 vagas serão distribuídas da seguinte forma: 400 para inicio imediato e o restante das 779 vagas que sobrarem irão preencher a formação de cadastro reserva. As primeiras nomeações estão previstas para acontecer até 2022, as outras serão preenchidas de acordo com a necessidade que for surgindo. Estão previstas, também, mais de 370 vagas que foram autorizadas para o ano de 2023. O provimento dos cargos desse concurso ainda depende da autorização da Secretaria do Estado de Economia.

O último concurso para esse cargo ocorreu em 2014 com uma oferta de 1.100 vagas e foi organizado pela Fundação Universa, todos os concursados que foram aprovados em todas as etapas foram nomeados. Nesse último edital, os candidatos passaram por diversas provas e todas elas tinham caráter eliminatório. Na prova objetiva foram cobrados conhecimentos básicos de português, atualidade, ética, raciocínio lógico e informática. Já na parte específica, os conteúdos cobrados aos candidatos foram conhecimento de direito constitucional, direitos humanos, direito penal, direito processual e direito administrativo. Fora as provas de aptidão física e testes psicológicos.

Os concurseiros torcem para que nesse concurso eles também convoquem todos os aprovados como o de 2014.

Desde então, esse concurso é aguardado pelos concurseiros que almejam uma vaga. O subsecretário do sistema penitenciário acredita que com a chegada dos novos servidores muita coisa irá melhorar, uma delas é a questão do atendimento ao público e a vida dos servidores antigos que serão menos sobrecarregados.

Outra novidade é a possibilidade de surgirem mais vagas com a criação de novas unidades que já estão sendo criadas e que estão previstas para serem entregues ainda nesse semestre.

Para se candidatar a uma vaga nesse concurso é necessário possuir o ensino superior completo em qualquer área e ele abrange o sexo masculino e feminino, as mulheres também podem se candidatar. A remuneração inicial, de acordo com o edital antigo, é de R$4.745,00 mais os benefícios que são dados como auxílio-alimentação, gratificações e adicionais por tempo de serviço e insalubridade.

O futuro servidor para garantir essa vaga, terá que ser aprovado em algumas etapas como: Prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, testes de aptidão psicológica, teste físico, comprovação de idoneidade e o curso de formação que será dado por eles. Sendo aprovado em todas as etapas e garantindo uma boa classificação o desejo de se tornar funcionário público fica mais perto.

Para aqueles que têm interesse em concorrer a uma das vagas é preciso de muita dedicação, esforço e estudo. Muitos concurseiros já estão se preparando um tempo, mas isso não significa que você não terá uma chance.

Ainda dá tempo de se preparar e estudar todo o conteúdo que será exigido. Uma forma de ficar por dentro dos assuntos e temas a serem cobrados enquanto não sai o edital é pegar as provas do concurso anterior que tem todo o conteúdo detalhado e estudar os tópicos que ali estão sendo abordados.

Para conseguir dar conta de todo conteúdo é importante que o candidato dedique uma parte do seu tempo para o estudo teórico e outra para atividades físicas, já que o teste de aptidão física tem caráter eliminatório, então é melhor se preparar.

Para aqueles que possuem dificuldade para estudar em casa, uma boa opção nessas horas é procurar ajuda em algum cursinho preparatório onde eles montam as apostilas já com o conteúdo que deverá ser cobrado pela banca atual.

Bom estudo!

Por Valeria de Souza Fernandes

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *