Concurso TCE RJ 2020 – Inscrições, Vagas

Concurso do TCE RJ oferta 40 vagas para cargos de Nível Superior.

Quem estava esperando a publicação do edital do concurso do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE RJ – pode conferir aqui uma boa informação. No dia 23 de janeiro, o documento foi divulgado no diário oficial. São oferecidas 40 vagas para cargos de nível superior. Aqueles que forem aprovados vão receber R$ 13 mil já no início da carreira. Se você almeja estabilidade laboral e financeira, aproveite essa oportunidade. As inscrições ainda não começaram e o processo seletivo é composto por 3 fases. Saiba mais detalhes a seguir.

As inscrições terão início em fevereiro e serão exclusivamente via internet

De acordo com o edital, o prazo para os interessados em participar do concurso público do TCE do Rio de Janeiro começará em 7 de fevereiro (sexta-feira) e se estenderá até quarta-feira, dia 26 de fevereiro. O boleto bancário no valor de R$ 124 deverá ser quitado até 19 de março (quinta-feira).

Se você está registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Cad Único ou for doador de medula óssea, saiba que pode solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição.

No ato da inscrição é necessário preencher o formulário com seus dados pessoais e enviar uma foto recente e nítida para completar sua inscrição no site cebraspe.org.br/concursos/TCE_RJ_20.

O CEBRASPE – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília foi contratado para ser responsável pela organização do certame do TCE RJ.

Cargos disponíveis no TCE do Rio de Janeiro

O edital informa a disponibilidade de 40 cargos para analista de controle externo. Há reserva de vagas para quem é hipossificiente economicamente, negro, índio ou pardo e também para pessoas com deficiência – PCD.

Quem for cotista afrodescendente ou indígena será examinado por uma comissão, caso seja aprovado nas provas. Para se candidatar às vagas exclusivas para PCD, lembre-se de enviar laudo que confirma a deficiência que você tem. Nesse caso, você também será examinado em perícia médica antes de tomar posse no tribunal.

As especialidades anunciadas no edital são: Ciências Jurídicas, Ciências Contábeis, Tecnologia da Informação e Controle Externo.

A jornada de quem for trabalhar no Tribunal de Contas do Rio de Janeiro será de 40 horas por semana.

Sobre os requisitos para ingressar na Corte de Contas do Estado do Rio de Janeiro

Além de ter diploma de graduação, emitido por instituição de ensino devidamente cadastrada junto ao Ministério da Educação – MEC, é necessário possuir registro ativo no conselho de sua respectiva classe.

Também são exigidos no edital do concurso do TCE RJ: ter idade mínima de 18 anos, estar em gozo dos direitos civis e políticos, estar em dia com as obrigações eleitorais e do serviço militar, nesse último caso, apenas se for homem, ter aptidão mental e física, ser brasileiro, entre outros requisitos.

São 3 as etapas do concurso público do TCE RJ

O edital prevê avaliar os participantes do processo seletivo nas seguintes fases:

1) prova objetiva – com 200 questões no modelo certo ou errado, sobre conhecimentos específicos e básicos;

2) prova discursiva – com3 questões a serem respondidas em até 20 linhas e 1 peça de natureza técnica;

3) avaliação de títulos – na qual o concorrente deve enviar o comprovante de especialização, mestrado e doutorado, se tiver.

A prova de múltipla escolha ocorrerá na data de 25 de abril (sábado) à tarde. Os candidatos terão 5 horas para responder os quesitos e preencher o cartão de resposta em até 5 horas. As disciplinas cobradas nessa avaliação são: direito constitucional, português, direito administrativo, administração pública, controle externo, análise de dados e informação e auditoria governamental.

A segunda etapa, por sua vez, ocorrerá no domingo, 26 de abril, pela manhã e terá duração de 4 horas.

Você pode conferir outros detalhes no site do Cebraspe (cebraspe.org.br/concursos/TCE_RJ_20).

Por Vanilla M.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *