Concurso PC DF 2020 – Inscrições, Vagas

O certame oferta 300 vagas e receberá as inscrições do dia 22 de janeiro a 10 de fevereiro de 2020.

Aqueles que estavam aguardando a publicação do edital do novo concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF) já podem se preparar para serem aprovados no certame. O documento foi lançado no dia 5 de dezembro (quinta-feira) e as inscrições só terão início em janeiro do próximo ano. As provas estão programadas para março. No total, são ofertadas 300 vagas para contratação imediata. Saiba mais detalhes da seleção na matéria que segue abaixo.

Sobre as inscrições do certame da PC do Distrito Federal

O edital anuncia que apenas podem ser efetuadas as inscrições pela internet. A partir do dia 22 de janeiro de 2020 (quarta-feira) os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o portal www.cebraspe.org.br/concursos/PC_DF_19_ESCRIVAO e preencher o formulário de cadastro. O prazo será encerrado em 10 de fevereiro (segunda-feira). Ainda é necessário que o candidato imprima e pague o boleto bancário no valor de R$ 199 até o dia 12 de fevereiro (quarta-feira). A instituição contratada pela Polícia Civil do Distrito Federal é o Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília.

O período para solicitar isenção vai de 20 a 26 de dezembro. Confira os casos possíveis: quem for doador de medula óssea, aqueles que sejam registrados no Cad Único, quem é doador de sangue com regularidade, quem é beneficiado por programa social, quem prestou serviço para a justiça eleitoral, quem for comissário de juventude e infância.

Sobre as vagas oferecidas no processo seletivo da Polícia Civil do DF

São oferecidas 300 vagas para o posto de trabalho de escrivão de polícia, sendo 255 para ampla concorrência, 15 para pessoas com deficiência (PCD) e 60 para negros e pardos. Quem concorrer nas condições de cotista PCD deve enviar laudo médico que especifique a sua deficiência. Já aqueles que vão se candidatar às vagas reservadas para pretos e pardos serão avaliados em perícia.

A jornada de trabalho do escrivão da Polícia Civil do Distrito Federal é de 40 horas por semana. A remuneração oferecida é de R$ 8.698,78. Além disso, há concessão de benefícios, como por exemplo, auxílio creche, plano de saúde e auxílio alimentação.

Sobre os requisitos para concorrer no concurso da PC DF

Para se candidatar ao cargo de escrivão da PC do Distrito Federal é necessário possuir diploma de graduação em qualquer área de formação, desde que seja emitido por instituição de ensino superior regular junto ao Ministério de Educação (MEC), ser brasileiro, estar em dia com a justiça eleitoral e com o serviço militar, estar em gozo pleno dos direitos civis e políticos, ter idade mínima de 18 anos, possuir aptidão mental e física, entre outras exigências previstas no edital.

Sobre as etapas do concurso público da Polícia Civil do DF

O certame contará com 8 fases: 1) prova objetiva – com 120 itens, sendo 50 sobre as disciplinas básicas e 70 sobre assuntos específicos, 2) prova discursiva – na qual o candidato deve fazer uma redação de até 30 linhas, 3) prova prática – para avaliar a digitação dos concorrentes, 4) exames médicos – de caráter eliminatório, 5) teste de aptidão física – que será composto de teste de barra, flexão, corrida e meio-sugado, 6) avaliação psicológica, 7) sindicância da vida pregressa e investigação social e 8) curso de formação.

As provas objetiva e dissertativa estão previstas para o dia 15 de março (domingo) e terá duração de 4 horas e 30 minutos.

O curso de formação terá 180 horas de aula e será realizado de segunda a sexta-feira, mas pode haver algumas aulas aos sábados, domingos e feriados.

Outros detalhes do certame da PC DF

Para saber mais informações do edital, acesse o site do Cebraspe www.cebraspe.org.br/concursos/PC_DF_19_ESCRIVAO. O prazo de validade previsto é de 18 meses.

Por Melisse V.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *