Dicas de Como Estudar para Concursos Públicos

Confira aqui algumas dicas de como estudar e se dar bem nos Concursos Públicos.

Passar em um concurso público é o objetivo de muitos brasileiros, não só pela crise em que nosso país se encontra, mais por todas as vantagens que o concursado garante. Além da estabilidade financeira, da segurança de não perder o emprego de uma hora para outra, existe também a realização profissional. Vivemos na meritocracia e passar em concurso exalta a confiança em sim mesmo, o poder e capacidade que temos em dirigir nosso futuro.

Pensando em quem não tem nenhuma intenção de ficar para traz e quer realizar o sonho de ser um concursado. Além de ter força de vontade, determinação, perseverança e cofiar em si mesmo, o candidato precisará de muito mais, por isso separamos umas dicas que podem ajudar nessa tarefa de mudar de vida.

– Defina o que você quer: O primeiro passo é você decidir qual cargo é seu objetivo. Se suas aptidões cabe naquilo que procura. Conheça o cargo em si, como funciona a profissão desejada. Consulte editais para saber quando serão os próximos concursos, quantas vagas. Enfim, pesquise a fundo e entenda o que é sua futura profissão.

– Trabalhe por você: Livre-se de tudo que tira sua atenção, celular, computador, televisão… Nada de distração. Seja seu aliado!

– Organize seu tempo: Defina um cronograma de estudo, seu dia deve ser programado em função do concurso. Dividir as disciplinas ajuda muito, classifique-as em fácil, médio e difícil. Ao definir a quantidade de horas que você vai estudar, separe mais tempo para as mais difíceis. Tente estudar sempre em um horário especifico, com materiais adequados para o concurso em questão e em um ambiente tranquilo. Escolha um método que facilite seu aprendizado, uns tem mais facilidade fazendo resumos, outros lendo em voz alta e assim vai, cada um descobre o que mais facilita na hora de aprender.

– Seja disciplinado: Cumpra tudo o que programar, lembre-se sempre que muitos têm o mesmo objetivo que o seu. Porém, só quem estiver motivado, se esforçar, e principalmente se dedicar, passará. Faça muitos exercícios e provas antigas. Deixe um tempinho para o lazer também, ajuda evitar o estresse. Sem perder o foco. Qualidade de vida é importante, juntando com a organização e o tempo de estudo, torna seu dia muito mais produtivo.

– Seja motivado: Não deixe para depois o que pode fazer hoje, estude! Não desanime de jeito nenhum! A perseverança é muito importante. A motivação só depende de você, ajuda a se manter motivado se você pensar em tudo o que poderá fazer depois que tiver o cargo.

– Seja Obstinado: Se agarre firme na ideia de conquistar seu objetivo. Todo começo é difícil, mais manter-se perseverante no quer é mais difícil ainda. Mesmo quando os obstáculos chegarem, devemos ir em frente, focar no objetivo, e com muita força de vontade continuar. Não dê atenção a boatos, seja confiante. Você é capaz! Passar depende exclusivamente de você!

Se apegue na sua estratégia, organize seu tempo de forma que você consiga além de estudar, sair com amigos, ir ao cinema, descansar e passar algum tempo com a família. Contanto que no final você volte para o estudo. Durma bem, principalmente um dia antes de prova. É importante ter a mente tranquila e calma na hora de fazer a prova. Aproveite ao máximo essa oportunidade. Dê o máximo de si e você vai chegar lá.

Dany Bueno

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *